Eu tenho um Sonho, e Você?

   Eu costumo ser uma pessoa otimista. Não que a vida tenha sido sempre sorridente e sem problemas para mim.  Eu tive, como todos temos, que enfrentar problemas, dificuldades e momentos que achei que seria impossível superar. Mas o fato de ser uma “sonhadora” me ajudou muito a “dar a volta”, para usar uma expressão simplista, em inúmeras situações.

   O brasileiro, de maneira geral, segundo muitos, e segundo minha própria percepção pessoal, deixou de sonhar. Observa-se um inusitado grau de resignação, desinteresse e desilusão com relação à vida política, às Instituições, à corrupção que segue sua escalada no país da impunidade e nem mesmo as barbáries mendelianas descobertas pela CPI da Covid19 parecem indignar alguém. Sequer as ruas, que antes empolgavam e ajudaram a mudar a face do país por tantas vezes, atraem mais as pessoas.

   Quando ficamos assim, tão passivos? Estamos cansados, é certo. Afinal, estamos enfrentando uma pandemia de proporções mundias; num passado muito recente estivemos nas ruas para “derrubar o PT” ;assistimos a um incipiente governo Temer encolher-se diante do escândalo dos infames irmãos Batista, donos da JBS, e, não bastasse isso, passamos pela terrível polarização das eleições presidenciais de 2018. Ali, vi amizades de anos, famílias e até casamentos se desfazendo como nunca antes na minha vida. Um grande desgaste para todos.

   E para que, não é mesmo? Deu no que deu: vitória do “Mito”. O “ungido sobrevivente” da facada de Adélio Bispo, que, mesmo fugindo de todos os debates e enfrentamentos, elegeu-se sob a bandeira da Ordem! Seu ministério, porém, composto por técnicos e expoentes em diversas áreas de atividade, empolgou uma parcela significativa da população. Até mesmo os que anularam o voto no segundo turno, como eu, e viam Bolsonaro com muita cautela, empolgaram-se no início de 2019.

   Mas… as coisas simplesmente “não aconteceram”. A pandemia da Covid19 chegou, o então Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi praticamente obrigado a pedir exoneração do cargo, por apostar na ciência, e não no cada vez mais óbvio obscurantismo presidencial; Sergio Moro, o Superministro da Justiça e Segurança Pública pediu demissão do cargo, não sem antes deixar muito claro que o fazia porque sentia-se coagido e pressionado pelo Presidente a cometer ilícitos que sua moral não tolerava; Paulo

Guedes, o Ministro que faria as sonhadas reformas liberais que o Brasil tanto precisa, prometeu muito e entregou quase nada… Duvida? Basta observar a nossa economia desandando a passos largos: dólar nas alturas e inflação em patamares aos quais não batia há muitos e muitos anos. Isso para não falar do desemprego, desalento e fome…

   É, no meio deste caminho, em algum momento, o Brasil deixou de sonhar… mas simplesmente NÃO PODEMOS! Não podemos permitir que a passividade e o cansaço nos vença!

   Veja bem, não estou dizendo que devemos apostar em novos “salvadores da pátria”. De forma alguma devemos escolher, para ocupar o cargo executivo mais elevado do país, um populista. Porém, temos excelentes nomes sendo cogitados como possíveis candidatos à presidência! Não precisamos ficar entre o populista genocida ou o populista bandido condenado.

   Sergio Moro, Eduardo Leite, João Amoêdo, Alessandro Vieira, Simone Tebet, para citar cinco nomes da minha preferência pessoal, podem muito bem compor uma terceira via de coalizão! E todos são, a seu modo, pessoas com capacidade, disposição e vontade de oferecer um governo decente para nosso país! Agora, depende apenas de nós, brasileiro,  como você e eu, fazer crescer a chama que permitirá entregar ao Brasil um presidente de qualidade, que, junto com um Congresso razoável, pois não podemos esquecer que precisamos de bons deputados (nomes, há), poderão nos levar novamente à rota do crescimento que deve ser nosso destino como nação.

   Eu tenho um sonho. E, apesar de tudo, continuarei lutando por ele. E você? Vem sonhar e lutar comigo?

Ana Paula Pinho

Mestre e Doutora em Neurociências.

4 thoughts on “Eu tenho um Sonho, e Você?

  • 15 de outubro de 2021 em 11:54
    Permalink

    Sim!!! Vamos lutar juntos o Brasil merece mais. Conte comigo 🙏👏👏

    Resposta
    • 15 de outubro de 2021 em 12:57
      Permalink

      Obrigada, Cássia! Vamos construir juntos um país melhor!

      Resposta
  • 15 de outubro de 2021 em 16:16
    Permalink

    Ótimo artigo!!
    Temos que ter esperança.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *